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terça-feira, 11 de setembro de 2007

Marmaray

Construir um túnel sob um rio ou um canal não é mais um desafio de engenharia. Mas uma audaciosa obra na Turquia tem chamado a atenção dos especialistas. Uma ferrovia passará por um túnel de mais de 76 quilômetros de extensão, com quase 1.500 metros, sob o Estreito de Bósforo, que divide a cidade de Istambul entre Europa e Ásia. Ele será o túnel mais profundo construído sob a água até o momento, a 56 metros da superfície. Para deixar tudo mais difícil, cerca de 16 quilômetros do trecho estão exatamente numa das áreas de maior ocorrência de terremotos no planeta. No projeto, grandes tremores de terra não são uma possibilidade. São uma certeza.

As obras da ferrovia, batizada Marmaray, estão em curso há quase um ano. O projeto recebeu esse nome por causa do Mar de Mármara, ao sul do estreito. Toda a área do túnel que ficará embaixo d'água está sendo montada em terra. Ela será imersa a partir de fevereiro de 2007. São 11 segmentos metálicos, de 135 metros de comprimento cada um, construídos em terra. Um dos segredos da obra está no ponto mais vulnerável do conjunto: a união dos segmentos será feita com estruturas de borracha. Elas impedem a entrada de água e garantem a flexibilidade necessária durante os terremotos, pois partes poderão se mover quando a terra tremer.

Outra preocupação da obra era o tipo de solo abaixo do túnel, arenoso. Áreas submersas muito arenosas podem se encher de água quando o terremoto é muito forte. Isso poderia destruir o túnel. Para resolver o problema, os segmentos metálicos do túnel são montados dentro de uma canaleta de 9 metros de profundidade. Ela faz parte de uma base de concreto com 16 metros de altura.

As perfurações para escavar o túnel partem dos dois lados do estreito. As máquinas que fazem esse trabalho avançam rápido, a uma média de 35 metros por dia. Às vezes, são forçadas a parar. Uma delas foi quando encontraram vestígios arqueológicos de um porto do século IV, da antiga Constantinopla, capital do Império Bizantino.

Outras obras importantes também já foram realizadas em áreas com tremores de terra. Em São Francisco, nos Estados Unidos, e em Osaka, no Japão - duas áreas muito suscetíveis a terremotos -, há túneis que já resistiram a tremores acima de 7 graus na escala Richter com pequenos danos. Com tantas preocupações para a segurança do túnel de Istambul, ele talvez se torne o abrigo mais seguro em caso de terremoto.

Texto retirado deste Link.

Veja abaixo, algumas fotos da construção da ferrovia:

O equipamento acima é a máquina utilizada para a perfuração dos túneis

Vejam também um vídeo que mostra como o túnel será construído:




Abaixo, o site do projeto Marmaray:

http://www.marmaray.com/index.asp


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